Segredos de garotas


Entenda sua mãe para que ela entenda você!

Você acorda toda feliz e animada com o primeiro dia de férias: piscina, praia, sol, amigos, música e diversão. Tudo parece perfeito até sua mãe surgir na porta e dizer: VOCÊ NÃO VAI! Ou, outra situação: você vê na internet uma saia super estilosa com tule e glitter, fica louca pra comprar e quando vai pedir autorização ela nega e ainda diz: VOCÊ NÃO VAI USAR UMA COISA DESSAS! Alguém aí já passou por isso? Tenho certeza de que sim!
Conflitos familiares são supercomuns, por mais que não pareçam agora, são eles que fazem a gente crescer e evoluir como pessoa. Mas é claro que ficar brigando todo dia não é nada legal.
Por isso, resolvi falar sobre esse assunto aqui no blog. Vamos lá:  Antes de qualquer coisa você tem que entender que quando sua mãe era adolescente, os costumes eram bem diferentes dos de hoje em dia. Por isso, o que pra você é normal, pra ela pode ser, de cara, inaceitável.  Não é fácil lidar com isso, eu sei. Mas entender os motivos que levam ao “não” já é um grande passo rumo ao “felizes e amigas”.
Perceba que toda essa proteção mostra uma coisa: ELA TE AMA DEMAIS! E esse é provavelmente o amor mais sincero que você receberá durante toda sua vida. Por isso, valorize-o!
A única maneira de fazê-la entender o seu lado, é conversando. Não só durante as brigas, mas sempre.Tente não enxergá-la como uma pessoa que vive com você só pra te dar ordens ou broncas. Mães são como nossas melhores amigas, só que com uma vantagem: elas já passaram por tudo isso, e (quase) sempre sabem o que dizer.
O que no fundo elas realmente querem, é espaço na sua vida. Nem todas conseguem fazer isso naturalmente. Precisamos dar AQUELA força, sabe?
Mostre os desenhos que você anda fazendo, os sites que frequenta (blogs de moda pra ela ter uma noção dos estilos que você gosta!), comente sobre os caras do colégio e, também, sobre aquele bapho que rolou na turma hoje.
Quando ela sentir que você confia nela, vai confiar plenamente em você.

Sofro com meu namoro à distância!

O segredo… Durante alguns meses namorei um japinha muito fofo. Estávamos mesmo apaixonados! Mas, há 3 meses, a família dele resolveu voltar para o Japão e, é óbvio, levou o meu namorado junto! Sinto muita saudade e não sei como fazer para que este namoro não termine! Me ajude!
Oi H.S., que barra hein?

Posso imaginar como você está se sentindo nesse exato momento. Sei que não é fácil perceber que mesmo com bilhões de pessoas andando por aí, apenas uma consegue fazer o seu coração disparar DAQUELE jeito. É tão raro isso acontecer, e quando acontece, às vezes, essa pessoa simplesmente tem que ir – e o pior, sem querer.

No fundo, no fundo, a vida é meio assim. Cheia de encontros e despedidas.  Nós não podemos controlar nosso destino, muito menos o do de quem a gente ama. Essa é a pior parte. Mas, uma hora ou outra temos que entender e nos adaptar a essa situação. Costumo dizer que o namoro à distância é uma experiência que todo mundo deve viver pelo menos uma vez na vida. Pra crescer sentimentalmente, sabe? Aprender a lidar com a saudade, com o ciúme e principalmente com a autoconfiança.

Se a gente for pensar bem, qualquer namoro ou relacionamento é um risco e não vem com garantia muito menos prazo de validade. Namorar alguém do outro lado do planeta é sim complicado, mas não impossível.

Você deve estar disposta, e ter certeza absoluta do que sente. Caso isso não esteja acontecendo, converse e faça com que esse sentimento lindo se transforme em amizade. O carinho e o respeito vão continuar existindo. Isso é o mais importante.

Se achar que não consegue dessa maneira, siga em frente. Ligue pra ele e diga que quer continuar. Ao contrário do que muita gente acha, o amor à distância não tem somente pontos negativos. Aquela rotina chata não existe nesse tipo de relacionamento, o que torna a maioria dos encontros MEGA felizes e cheio de novidades. Outra coisa é que o casal se costuma a conversar muito mais, pois é uma das únicas coisas que resta para aproveitar. E falam (ou escrevem, né?) sobre tudo, desde as coisas mais banais, até histórias que os fazem rever conceitos e evoluir como pessoa.

Pra dar certo, combine regras de conduta e faça planos diferentes de um namoro convencional, respeitando as particularidades desse tipo de relação. É importante que os dois tenham liberdade o suficiente pra dizer ou escrever o que realmente sentem.

Não posso te prometer um final feliz, mas te garanto muitas madrugadas divertidas na frente do computador ou com um telefone na mão.  ;)

Sobre como esquecer um cara!

Uma vez me perguntaram se eu sabia a fórmula pra esquecer alguém mais rápido. Lembro que fiquei surpresa com a pergunta, e na hora, inventei qualquer conselho clichê de amiga:
- Ah, aproveita a vida, encontre novas pessoas, se divirta…
Então, fiquei dias com aquela pergunta na cabeça “Como esquecer um cara?”. Será que eu já fiz isso antes? Quanto tempo demorou? Como foi que eu superei? Pra responder minhas próprias perguntas, abri uma caixa de fotografia que guardo na última gaveta do armário e peguei algumas fotos antigas.
Lá estavam todos os amores que tive até então. Alguns engraçados, alguns pegajosos, outro românticos e em grande maioria, confesso, galinhas. Independente do motivo pelo qual eu disse ou escutei um “adeus” eles estavam lá no momento daquelas fotos (e em muitos os outros também), fazendo caretas, com uma lata de cerveja na mão ou sei lá, com um sorriso tímido de quem não queria estar ali. Cada um com sua própria característica, essas que me fizeram por algum tempo, estar apaixonada por eles.
Pode parecer tolice, mas eu não seria absolutamente nada sem eles. E se fosse, seria alguém muito chata que ainda brinca de Barbie. Quero dizer, foram eles que me ajudaram a enfrentar e a superar os momenos mais difícis da minha vida. Mesmo em grande parte, sendo eles o motivo principal da tristeza.
Não estou falando que eles merecem uma segunda chance ou um telefonema meu toda sexta, mas que simplesmente merecem não serem esquecidos. Até porque se eu esquecer deles, também me esquecerei do que fui. E se eu quiser sentir orgulho de mim mesma toda vez que olhar no espelho, terei que ter lembranças pra justificar o motivo de sorrir e esperar que amanhã seja sempre melhor que hoje.