segunda-feira, 15 de outubro de 2012

OS 5 PECADOS NAS REDES SOCIAIS QUE VOCÊ ESTÁ COMETENDO


Provavelmente você ainda não percebeu, mas eu, você, nós, eles, todos cometemos um ou mais pecados da lista que apresento abaixo. E se você está torturando seus amigos nas redes sociais, eu também dou algumas dicas de como evitar ser odiado ao invés da tão sonhada popularidade no seu Facebook ou Twitter. Vamos lá:
# 5. Spam / flood
Existe um ritmo e uma cadência para postagens que, quando ultrapassados, começa a irritar todos os seus amigos nas redes sociais. Não existe um número certo de postagens por dia, e você depende muito da sua escala de popularidade: se você só reclama nas suas redes sociais, há uma imensa chance de você passar a ser ODIADO por seus amigos (ninguém gosta de gente reclamona). Ou então se você é do tipo que passa “correntes”, tenha mais cuidado ainda! Hoje em dia isso é simplesmente INTOLERÁVEL! A média das pessoas normais é de uns 5 posts por dia nas principais redes.
Como eu evito? - Entenda o que as pessoas estão seguindo você para ter novas idéias, se divertir e compartilhar opiniões. Cuidado para não narrar uma partida inteira de curling, por exemplo. Posts no twitter seguidos são aceitáveis quando todos estão falando sobre o mesmo assunto. Então procure ver se o que você está comentando é trend topic. Já no Facebook, evite “chorar” demais as suas mágoas ou compartilhar piadinhas sem graça.
# 4. Não responder seus amigos
Quando alguém lhe envia uma mensagem ou tweet, ou comentários sobre algo que você escreveu, você deve, aparentemente, responder às pessoas. Isto pode parecer senso comum, ou mesmo apenas decência humana. Nunca deixe uma pessoa que te mencionou nas redes sem resposta alguma. É considerado falta de educação! Se bem que, ao responder, cuidado: ofensas e outras trollagens é melhor mesmo ignorar… Bullying online acontece muito, fato!
Como eu evito? – Respondendo todo mundo, oras!
# 3. Respostas curtas
Esta é uma pegadinha: certas respostas curtas e simples são o objetivo das redes sociais, mas aí mora um perigo iminente. Mas responder a um “E aí cara, como você tá?” com “Bem.” não é lá das coisas mais educadas de se fazer. Algumas vezes isso soa seco e direto demais, parece que você está com preguiça de responder.
Como eu evito? – Leia a mensagem algumas vezes antes de responder e pergunte a si mesmo: “Como eu poderia interpretar isso se eu fosse a outra pessoa?” Então, quando isso não funciona porque você é um burro egocêntrico, pergunte a si mesmo: “Posso deliberadamente interpretar isso como algo que pareça burro e egocêntrico?” E quando você percebe que você pode, altere sua mensagem para esconder essa condição.
# 2. Pontuação imprópria
Há dois aspectos para isso. A primeira é simplesmente pontuar de acordo com o que o seu público-alvo espera que você pontue. Algumas pessoas simplesmente não se preocupam com isso,  mas a pontuação mostra se você é uma senhora de 67 anos voltando do bingo ou se é um jovem perto dos 30, antenado no que acontece e divertido. Não é só a pontuação: a forma como se escreve, com abreviações, emoticons e outros pode tornar seus posts mais atraentes. Pense nisso! O segundo aspecto é no que tange justamente as respostas curtas. Um simples “OK” é diferente de um “OK!!” Esta pontuação é uma parte importante de estabelecer seu humor ao escrever alguma coisa nas redes sociais. Se fosse pessoalmente, é óbvia a ação e reação no rosto da pessoa, mas você está online, então é bom refletir.
Como eu evito? – Pense em como o seu público gosta de se comportar nas redes sociais e, especialmente, como você quer que eles vejam você. Para a segunda questão, sugiro simplesmente experimentar algumas maneiras diferentes de ir pontuando suas respostas para ver como eles se parecem.
# 1. Correr para o modo offline
Este pecado acontece quando você está conectado a um chat (Facebook, gtalk, MSN, Skype…), recebe um pedido para iniciar uma conversa de alguém, ignora o pedido e imediatamente recorre ao status offline. Para a pessoa do outro lado, isso pode parecer como um erro de rede. Mas a maioria não é idiota. Hoje em dia a maioria de todos os seres vivos vai assumir que você só desconecta porque você odeia seus amigos.
Como eu evito? – Hahaha, não evita é a melhor resposta. Porque às vezes estamos conectados a um bate-papo por causa do trabalho, ou pra falar com uma pessoa em particular. E eu não vou ser hipócrita aqui de dizer que você precisa ser bonzinho e responder a todos. Mas o status do seu MSN você pode deixar como away e mandar uma mensagem automática ou entre sempre no modo offline, assim você só fala com quem realmente te inter


Nenhum comentário:

Postar um comentário